O que é VG/PG?

VG (glicerina vegetal) e PG (propilenoglicol)

Quando se trata de juice, dois termos surgem constantemente: VG e PG. Isso pode parecer confuso para o recém-chegado, mas o conhecimento desses dois ingredientes pode melhorar muito sua experiência de vaporização. Aqui está nosso guia fácil de aprender tudo (ou quase tudo) o que você precisa saber sobre VG e PG.

 

 

O que são PG e VG?

PG e VG são os líquidos inodoros que são combinados com sabor e nicotina para criar juices. Ambos pertencem tecnicamente à classe alcoólica (apesar do nome, não são intoxicantes). Eles são classificados como álcoois de açúcar e estão incluídos em muitos produtos de consumo. Produzem vapor quando aquecidos, o que permite que sejam inalados. PG e VG não são óleos e não podem causar nenhum dos problemas médicos, como pneumonia lipóide, que inalar óleos reais pode.

Os dois fluidos têm consistências diferentes e um sabor ligeiramente diferente. Eles têm sensações distintas na boca e na garganta quando vaporizados. A maioria dos elíquidos modernos usa uma combinação dos dois fluidos, embora a proporção possa variar dramaticamente. Algumas configurações do kit inicial de vaporização só podem funcionar com um certo nível de PG e VG. Escolher a relação PG/VG errada pode desanimar os novatos, então tome cuidado ao escolher o nível certo para o seu equipamento.

PG significa Propilenoglicol, um subproduto do petróleo. O fluido não tem odor ou cor e é menos viscoso que o VG. Na vaporização, é usado para fornecer um "golpe na garganta", que alguns usuários afirmam ser semelhante à sensação experimentada ao fumar tabaco. Ele também carrega o sabor de forma mais eficaz do que o VG, tornando-o o fluido de suspensão mais comumente usado para concentrados de aroma e nicotina. O propilenoglicol pode ser encontrado em vários itens domésticos comuns. Entre outros, incluem-se:

  • inaladores de nicotina;
  • pasta de dente e outros produtos de higiene oral;
  • produtos médicos usados ​​por via oral, injetáveis ​​ou como formulações tópicas;
  • alimentos para animais de estimação (exceto comida para gatos);
  • produtos de beleza, incluindo maquiagem, xampu e lenços umedecidos.

 

É seguro?

Estudos demonstraram que o PG é seguro para ingestão oral, e o FDA o considerou “geralmente reconhecido como seguro” para ser usado como aditivo alimentar. No entanto, a maioria dos estudos sobre a segurança do propilenoglicol considera a ingestão, em vez de consumi-lo na forma de aerossol. Dos estudos limitados que existem, o experimento de longo prazo realizado em 1947 julgou que inalar PG era "completamente inofensivo".

Muitas histórias de terrorismo mal informadas na mídia afirmam que o PG é uma substância tóxica usada em anticongelante. No entanto, existem dois tipos de anticongelante: tóxico e “não tóxico”. O anticongelante tóxico utiliza a substância perigosa denominada etilenoglicol, que não é utilizada na vaporização. O anticongelante à base de PG é usado em máquinas de processamento de alimentos onde o anticongelante tóxico pode ser problemático.

Embora o PG seja considerado seguro para humanos e geralmente seja considerado anti-agressivo como um aditivo alimentar para cães, ele foi associado à anemia corporal de Heinz em gatos. Tenha cuidado ao vaporizar em torno de gatos, especialmente se você usar PG em seu elíquido. Algumas pessoas consideram um alto nível de PG irritante para a garganta. As verdadeiras alergias ao PG são raras, mas foram relatadas. Se você tiver uma erupção na pele ou outras reações desagradáveis ​​após usar o e-fluido à base de PG, você pode ter uma sensibilidade moderada mais comum ao PG e, em vez disso, deve tentar usar o juice com alto VG.

Os efeitos colaterais mais comuns do uso de elíquido contendo propilenoglicol são sintomas de desidratação, como boca seca, dor de garganta e aumento da sede. É aconselhável beber mais água e líquidos do que o normal nas primeiras semanas de uso do cigarro eletrônico. Se hidratados adequadamente, esses sintomas geralmente duram de alguns dias a uma semana, à medida que o corpo se acostuma com o propilenoglicol. Esteja ciente de que quaisquer reações incomuns podem ser efeitos colaterais de parar de fumar, e não necessariamente por causa do PG.

 

Tá, mas e o VG?

VG significa glicerina vegetal. É um produto químico natural, derivado de óleos vegetais, portanto, é seguro para vegetarianos. É comumente usado em elíquido para dar uma sensação de "espessura" ao vapor. O VG tem um sabor ligeiramente adocicado e é consideravelmente mais espesso do que o PG. A glicerina vegetal fornece um efeito muito mais suave na garganta do que o propilenoglicol, tornando-a mais adequada para vaporização sub-ohm. Embora a nicotina e os condimentos sejam comumente suspensos no PG, alguns fornecedores estão oferecendo uma alternativa VG, para permitir misturas 100% VG.

Ele também pode ser encontrado em vários produtos médicos, alimentares e de cuidados pessoais:

  • adoçante como substituto do açúcar;
  • produtos de beleza, como maquiagem, mousse, banho de espuma, loção pós-barba e desodorante;
  • ração para animais de estimação;
  • sabonete e creme para as mãos;
  • para fornecer um agente espessante para certos cremes medicinais, cápsulas e geléias;
  • pasta de dente e outros produtos para cuidados dentários.

 

É seguro?

O FDA classificou o VG como “geralmente reconhecido como seguro” e é amplamente considerado como uma das substâncias mais benignas conhecidas pelo homem. O perfil de avaliação da SIDS mostra que apresenta baixa toxicidade quando consumido e baixo potencial para irritar a pele ou os olhos. Isso, junto com o uso generalizado de VG em alimentos e medicamentos, sugere que é seguro para humanos. No entanto, como com PG, existem estudos limitados sobre VG sendo inalado em oposição à ingestão.

Um estudo de 2008 da toxicidade da inalação de glicerol em aerossol encontrou riscos mínimos. Podemos presumir que o uso de VG in vaping não tem nenhum impacto sério na saúde, mas, como com PG, precisamos de estudos mais detalhados. É importante notar que o risco de ser alérgico à glicerina vegetal é muito baixo, tornando-a uma alternativa útil para pessoas que têm problemas ao vaporizar o suco eletrônico contendo PG. Se você é alérgico a óleo de palma ou óleo de coco, o VG pode ser um problema, mas isso é relativamente incomum. Os diabéticos podem ter problemas com o metabolismo do VG, mas isso não seria um problema nos níveis usados ​​na vaporização.

O aumento da espessura do VG significa que ele pode reduzir a vida útil dos atomizadores mais rápido do que o suco à base de PG. Líquidos com alto VG obstruem as bobinas mais rapidamente e não funcionam bem, se é que funcionam, em certos tanques. Tal como acontece com o PG, os efeitos mais comuns do vaporizar altas concentrações de VG no eliquid são os da desidratação: boca seca, dor de garganta e aumento da sede. Novamente, certifique-se de beber bastante água e faça uma pausa na vaporização, se necessário.

 

 

Qual proporção VG / PG devo usar?

Não existe uma resposta única para isso. Depende do tipo de experiência de vaporização que você preferir. Muitas pessoas usam vários níveis de PG e VG para finalidades diferentes:

  • Golpe na garganta (throat hit) - Se você gosta de um golpe forte na garganta durante a vaporização, então você vai preferir um vaporizador com PG alto. O "chute" na parte de trás da garganta é algo que muitos ex-fumantes anseiam, e PG (junto com a nicotina) fornece mais disso do que VG. PG carrega sabor ligeiramente melhor do que VG, então o sabor será ligeiramente melhorado assim como a temperatura do seu vapor.
  • Suavidade - o fluido de alto VG tende a dar uma sensação muito mais suave na garganta, com uma sensação na boca mais substancial e "mais espessa". O sabor é ligeiramente silenciado em fluidos VG, mas isso pode ser combatido usando mais potência para produzir mais vapor. Tenha cuidado para permanecer dentro dos limites de voltagem/watts de seu atomizador, ou você corre o risco de dry hit, ou mesmo danificar seu equipamento.
  • Stealth vaping - Se você quiser manter seu vaping discreto em público, então alto PG é o caminho a percorrer. Menos vapor é produzido quando exalado, tornando-o ideal para o entusiasta da vaporização menos ostentoso. No entanto, você deve sempre aplicar o bom senso. Vaping em certos lugares, como salas de espera e no transporte público, é definitivamente proibido e é simplesmente falta de educação. Como a vaporização é relativamente nova, temos o dever de estar atentos à opinião pública e nos comportar com responsabilidade.
  • Cloudchasing - “Perseguidor de vapor” envolve a exalação de densas nuvens de vapor. Existem até eventos competitivos baseados nesta atividade, onde ganha quem produz as maiores nuvens. Se isso agrada, então o VG alto é a única opção - quanto mais alto, melhor.

 

Esperamos que este guia tenha fornecido tudo que você precisa saber para aprender sobre o VG e o PG. No entanto, se você tiver mais perguntas, estamos sempre à disposição para oferecer orientação e conselhos - sinta-se a vontade para entrar em contato.

 

Sobre a loja

Rick Juices nasceu da procura por juices confiáveis, de qualidade e com preço acessível em Uberlândia. Na busca por uma nicsalt gelada alcançamos a receita certa para a refrescância. Com testes seguros, concluímos que nossos produtos não oferecem riscos ao consumidor. Certos disso, descobrimos a oportunidade de desfrutar os sabores com a galera! Experimente nossos produtos.

Social
Pague com
Selos
  • Site Seguro

Rick Juices - CNPJ: 26.440.591/0001-01 © Todos os direitos reservados. 2025